top of page

Tupã terá reimplantação da Zona Azul com sistema digital integrado

  • Foto do escritor: Helrys Balko
    Helrys Balko
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura
ree

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã anunciou a reimplantação da Zona Azul, o sistema de estacionamento rotativo do município. A medida é baseada na atualização da Lei Municipal nº 4.514, sancionada originalmente em 2010 e alterada em 2025 pela Lei nº 5.386, que modernizou as regras do serviço.


Com a novidade, além do tradicional bilhete de papel, os motoristas poderão utilizar créditos digitais de estacionamento, adquiridos em aplicativos para celular e outras plataformas integradas. O modelo permitirá que o órgão de trânsito e, eventualmente, a concessionária responsável acompanhem em tempo real a ocupação das vagas e os pagamentos, ampliando a transparência e a fiscalização.


Coletiva de Imprensa

A apresentação oficial da Zona Azul Digital foi realizada na manhã desta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, no auditório da Unifadap (Rua Mandaguaris, 1010).


O prefeito Renan Victor Pontelli, secretários e demais autoridades participaram da coletiva de imprensa, detalhando como funcionará o novo sistema e destacando que a reimplantação da Zona Azul será um passo importante para melhorar a mobilidade urbana e organizar o trânsito na área central da cidade.


Como deverá funcionar:

  • O horário de funcionamento será das 9h às 17h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados;

  • O valor do bilhete será definido por decreto, com tempo máximo de 1 hora por vaga;

  • Motocicletas terão bolsões próprios e também estarão sujeitas ao pagamento;

  • Estacionamentos em frente a farmácias e drogarias continuarão gratuitos por até 15 minutos;

  • Estarão isentos veículos oficiais, táxis, ônibus em pontos de embarque, carros-fortes, veículos de deficientes, idosos e autistas (em vagas sinalizadas), além de veículos de concessionárias e serviços públicos.


Também será criada a “Cartela de Advertência”, que permitirá ao usuário regularizar uma eventual irregularidade dentro do prazo estipulado, evitando multas imediatas.


A Prefeitura poderá gerir diretamente o sistema ou conceder sua operação a uma empresa privada, por meio de licitação. Parte da arrecadação deverá ser destinada a melhorias na infraestrutura viária, projetos de mobilidade urbana sustentável e ao Fundo Social de Solidariedade de Tupã.


Segundo a Administração, a reimplantação da Zona Azul vai modernizar o estacionamento rotativo, tornando-o mais eficiente e acessível, além de gerar receitas que serão revertidas em benefícios para a cidade.

Comentários


bottom of page