São Paulo aprova isenção de IPVA para motos de até 180 cilindradas a partir de 2026
- Helrys Balko
- há 11 minutos
- 1 min de leitura

O Estado de São Paulo aprovou a isenção do IPVA para motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas, com validade a partir de 1º de janeiro de 2026. A medida foi confirmada após aprovação do projeto de lei enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa (Alesp).
Segundo o governo paulista, a nova regra deve beneficiar cerca de 4,3 milhões de motocicletas, o que representa mais de 76% da frota de motos do estado. O objetivo é aliviar o orçamento de trabalhadores que utilizam a moto como principal ferramenta de trabalho, como entregadores, motofretistas e prestadores de serviço.
A isenção vale automaticamente para veículos que se enquadram nos critérios e contempla modelos populares e amplamente utilizados no dia a dia, como Honda Pop 110i, Biz 125, Elite 125, CG 160 (Start, Fan e Titan), NXR 160 Bros e PCX 160. Esses modelos são conhecidos pelo baixo custo de manutenção e economia de combustível.
De acordo com o Governo do Estado, a medida tem forte impacto social e busca promover maior justiça tributária, beneficiando quem depende da motocicleta para garantir o sustento da família.








Comentários